Antes de tudo, uma simples pergunta...





sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Como é a sua construção?



- o saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente em latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta, é composto basicamente por um tubo cónoco com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas, geralmente de couro, e uma boquilha onde se acopla uma palheta, geralmente de bambu.





Como o som é produzido?



- O som do saxofone é produzido pele vibração de uma palheta, presa a uma boquilha através de um braçadeira. A variação do timbre do saxofone está directamente relacionada ao material e a dimensão em que são confeccionados a boquilha e a palheta, além, é claro, das características sonoras presentes na estrutura do corpo do instrumento.




A Palheta




A palheta é responsável por produzir a vibração que irá gerar o som do saxofone. Como dito anteriormente, a palheta é feita, geralmente, de madeira semelhante ao bambu, também chamada de cana, podendo ser encontrada ainda em forma de aglomerado, uma combinação de madeira com material sintético, ou somente de material sintético. As palhetas confeccionadas em material sintético possuem maior durabilidade em relação às outras, mas perdem no que diz respeito ao timbre e flexibildade, daí, a razão da maioria dos saxofonistas preferirem palhetas feitas apenas de cana.























A Boquilha




O som do saxofone é gerado através da vibração da palheta quando ela está presa à boquilha, por sua vez, projecta a vibração produzida para dentro do corpo do saxofone essa combinação é responsável por grande parte da caracterização sonora do inetrumento. As dimensões da boquilha contribuem para a caracterização do timbre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário