Antes de tudo, uma simples pergunta...





terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A História do Saxofone

Antoine-Joseph (Adolphe) Sax 1814-1894



O saxofone foi inventado, ao contrário de muitos outros instrumentos musicais de sopros de madeira, que tiveram um longo período de desenvolvimento, muitas derivações de instrumentos de folclore que foram gradualmente aperfeiçoados para uso em concertos, refinando a sua afinação aplicando-se pouco a pouco uma chave ou outra ao longo dos tempos.

Quem teve a maravilhosa ideia de inventar um saxofone foi o belga Antoine-Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax.

Adolph Sax, nasceu em Dinant, Bélgica a 6 de Novembro de 1814. O seu pai era já um construtor de instrumentos muito importante em Bruxelas e o jovem Adolphe assistiu a todas as inovações que o seu progenitor desenvolveu em vários instrumentos. Adolphe Sax aos 25 anos, foi morar em Paris e começou a trabalhar no projecto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante á do clarinete a um oficleide, sax teve a ideia de criar o saxofone. O primeiro saxofone foi construído desde 1841 até 1846, na oficina de Sax que teve lugar no Nº10 da Rua de Saint-Georges do 9ª Bairro de Paris e a data oficial da invenção do saxofone é 21 de Março de 1846.

Antoine-Joseph Sax faleceu no dia 4 de Fevereiro de 1894 e está enterrado no cemitério de Montmartre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário