Antes de tudo, uma simples pergunta...





quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Saxofone






Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, uma nota por exemplo o Mib tocada por um saxofone cuja sua afinação seja diferente de Dó, soa diferente de um Mib tocado por um outro instrumento não transpositor, como por exemplo, um trombone. Assim sendo, para podermos ouvir uma nota equivalente ao um Dó de um piano ou de qualquer outro instrumento não transpositor, é necessário escrever notas diferentes dependendo em que tonalidade o saxofone é armado.





O saxofone é um instrumento de sopro peretencente à família de madeiras. Dado que o corpo do instrumento é feito de metal, muitas pessoas são levadas a pensar que o saxofone pertence à família dos metais. Porém a classificação dos instrumentos de sopro nada tem a ver com o material de que eles são feitos. Se assim fosse, as flautas transversais eram classificadas como instrumentos de sopro de metal, e deveriam estar colocadas, na orquestra, ao lado das trompetes e dos trombones!





A família das madeiras tem, também, um ponto de vista em comum e não é o facto de serem construídas em madeira, porque na realidade foram construídas clarinetes e oboés em metal, tal comom os saxofones e as flautas modernas. Também não é a palheta, pois os oboés e os fagotes usam uma palheta dupla e além disso, as flauras não usam nenhuma palheta. portanto, o ponto em comum nas madeiras é a forma como as diversas notas são dadas: abrindo e fechando orifícios que existem no corpo do instrumento. Nos metais, todas as notas saem pela campânula do instrumento, enquanto nas madeiras apenas e mais grave sai pela campânula e todas as outras saem por um ou mais orifícios existentes. Daí que existem surdinas para os metais e não para as madeiras.












2 comentários:

  1. Uma das coisas que gostava muito de fazer era tocar saxo.

    Gosto das boquilhas, estão originais.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. só falta um dononinho para tu conseguires tocar como aqueles homenzinhos no video! beijitos

    ResponderExcluir